TOP 1: Praia de Copacabana – Rio de Janeiro

Copacabana é considerada um dos destinos litorâneos mais especiais do mundo inteiro, pelo seu charme e beleza natural. Mesmo para quem vem ao Rio de Janeiro a trabalho, visitar o bairro e suas belezas é essencial e está sempre dentro dos roteiros. Muito deste encanto vem de sua praia, lugar onde todos os públicos podem se encontrar e viver histórias memoráveis.
Ao longo da praia há vários quiosques, muitas pessoas praticando esportes, vendedores ambulantes e uma ciclofaixa. Vale muito a pena reservar um momento da viagem para passear pelo local, andar de bicicleta e refrescar-se com uma água de coco apreciando o visual para o mar. Outra dica é conhecer o Forte de Copacabana e também tirar fotos com a estátua de Carlos Drummond de Andrade, na altura do posto 6. 

Estátua de Carlos Drummond de Andrade em Copacabana. Fonte: Divulgação

Com areia clara e fina, Copacabana é uma das mais conhecidas praia do mundo e com seus 4 quilômetros de orla, serve de palco para grandes eventos como campeonatos de futebol de areia e vôlei de praia, além da famosíssima festa de Réveillon, que apresenta um grandioso espetáculo pirotécnico e show gratuitos distribuídos em vários palcos montados exclusivamente para o evento.

A “Princesinha do Mar”, como também é conhecida, tem uma excelente infraestrutura, com quiosques, patrulhamento, serviço de salva-vidas, duchas, sanitários e ciclovias e sua larga faixa de areia, que estende-se da Avenida Princesa Isabel até ao Forte de Copacabana, vive cheia de gente de todas as partes do mundo, a qualquer hora do dia.

Praia de Copacabana durante o dia. Fonte: Divulgação

Nos finais de semana, a faixa de areia fica lotada de moradores das mais diversas regiões do Rio que utilizam a boa infraestrutura de transporte do bairro (são três estações de metrô e várias linhas de ônibus municipais) para se banharem ao sol e nas ondas. O calçadão (com suas famosas ondas pretas e brancas, em padrão mar-largo), ladeado pela ciclovia, é uma ótima opção para corredores e ciclistas.

Praia de Copacabana durante a noite. Fonte: Divulgação

O que fazer?

  1. Tomar um banho de sol – Escolha o point que mais lhe agrada, alugue uma cadeira de praia e pegue um lindo bronzeado.
  2. Fazer uma caminhada – Caminhar no calçadão da Avenida Atlântica, com suas pedras portuguesas no formato de ondas é muito agradável.
  3. Dar uma corridinha – A ciclovia é compartilhada entre os que vão correr e andar de bicicleta, por isso fique atento às bicicletas, para não ser atropelado, e aproveite a maravilhosa paisagem da orla.
  4. Pedalar – Copacabana é excelente para se pedalar e pode-se inclusive ir até as praias de Ipanema e Leblon pela ciclovia. O passeio é excepcional e dá ao turista a oportunidade de conhecer as praias mais famosas da orla carioca. Toda a orla conta com bicicletário.
  5. Patinar – Aos domingos, quando uma das pistas fecha, a orla de Copacabana se torna um dos melhores lugares da cidade para a prática da patinação, junto com Ipanema e Leblon.
  6. Curtir o pôr-do-sol – Devido ao seu ângulo em relação ao mar, a praia de Copacabana é um lugar muito bom para se apreciar o fim de tarde e seu belo pôr-do-sol. Se você topar dar uma caminhadinha de alguns minutos, aconselhamos ir ao Arpoador, que tem um pôr-do-sol ainda mais bonito.
  7. Forte de Copacabana – Construído em 1914 para reforçar a defesa da Baía da Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações.
  8. Esportes – Devido à larga faixa de areia, a praia é excelente para a prática de vôlei e futevôlei. Frescobol é permitido em algumas áreas.

Onde fica?

A praia de Copacabana fica no bairro de Copacabana  e sua orla junta com a do Leme ao norte. Ao sul, faz fronteira com o Arpoador e Ipanema. Também faz divisa com os bairros de Botafogo e Lagoa.

TOP 2: Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Praia de Ipanema durante o dia. Fonte: Divulgação

Se Copacabana é a praia mais famosa do Brasil, Ipanema – sua vizinha – é a segunda mais famosa! Consagrada pela composição de Antônio Carlos Jobim (Garota de Ipanema), esta é a praia mais charmosa da zona sul do Rio. Enquanto Copacabana é um bairro com uma altíssima concentração de pessoas mais velhas, sendo ideal para relaxar, Ipanema é o ponto de encontro de muitos jovens e pessoas em busca de mais agito e diversão.

Com uma faixa de areia bastante ampla (ainda que menor que da sua vizinha Copacabana), a praia de Ipanema também fica repleta de guarda-sóis aos finais de semana, sendo a queridinha de muitos cariocas.
As pessoas indo e vindo sempre entusiasmadas com a vida, seja conversando, seja correndo, praticando esporte, ou apenas mesmo contemplando a imponência da praia, dos morros ou das Ilhas Cagarras.

Praia de Ipanema durante a noite.Fonte: Divulgação

O que fazer?

  • 1. Passear pelo calçadão de Ipanema-Ideal para caminhadas e corridas, o calçadão de Ipanema proporciona uma bela vista da praia. Desenhado em pedra portuguesa e muito charmoso, o local é o preferido de muitos artistas e famosos.
  • 2. Descansar à beira-mar– Aproveitar os banhos de sol e de mar na Praia de Ipanema é um passeio obrigatório. Por isso, ao chegar, não hesite em pôr os pés na areia, pedir uma água de coco bem gelada e, claro, curtir o visual.
  • 3. Praticar esportes de praia– Além de proporcionar ótimos momentos de descanso, a Praia de Ipanema também oferece uma série de atividades para quem curte adrenalina, agitação e aventura. Por lá, é possível praticar esportes de praia que são ideais para unir amigos e família.
  • 4. Apreciar o pôr do sol na Pedra do Arpoador-A região do Arpoador é um dos encantos da Praia de Ipanema, por isso não deixe de visitá-la também. Com ondas mais calmas e tranquilas, esse cantinho da praia é ideal para passar o dia, principalmente com amigos ou uma boa companhia.
  • 5. Conhecer o Posto 7-Localizado no lado esquerdo da Praia de Ipanema, o Posto 7 é um ponto popular de encontro de sufistas e moradores locais da cidade do Rio de Janeiro. Ideal para a família, esse é o espaço mais democrático da praia e reúne visitantes de todas as tribos.
  • 6. Visitar o Posto 9-O Posto 9 é considerado o melhor e mais agitado posto da Praia de Ipanema, e fascina, principalmente, celebridades e o público jovem.
  • 7. Fazer um passeio até o Posto 10-Ao lado do posto 9, o Posto 10 representa um espaço menos agitado em Ipanema. Por isso, se você gosta de ir à praia para relaxar e ter bons momentos de descanso, esse é o cantinho ideal.
  • 8. Passear de barco nas Ilhas Cagarras-O arquipélago das Cagarras é um paraíso ecológico localizado em frente à praia de Ipanema e também merece a sua visita. O local é ideal para fazer passeios de barcos e proporciona excelentes mergulhos.
  • 9. Fazer compras na Feirinha Hippie-Tradicional, elogiada e com peças únicas e brasileiríssimas, a Feira Hippie de Ipanema é um passeio obrigatório do nosso destino.
  • 10. Aproveitar os sabores de bares e restaurantes-É impossível visitar Ipanema e não conhecer os encantos da noite carioca, não é mesmo? Por isso, para finalizar seu dia de passeios, aproveite a boa música, a agitação e os sabores de bares e restaurantes locais.

Onde fica?

Ipanema está na zona sul do Rio de Janeiro, entre os bairros de Copacabana, Leblon e Lagoa. A praia está localizada, mais precisamente, entre a avenida Rainha Elisabeth e o Jardim de Alah. O mar de Ipanema começa após a praia do Arpoador e termina no início da praia do Leblon.

TOP 3: Praia do Arpoador – Rio de Janeiro

Praia do Arpoador durante o dia. Fonte: Divulgação

Situada no bairro de Ipanema, na Cidade Maravilhosa, Arpex, que é como os cariocas chamam a Praia do Arpoador mais intimamente, é um local com certo ar de exclusividade por ser menor que o usual, com cerca de 500 metros de comprimento.
Point de surfistas, o trecho de praia entre os bairros Copacabana e Ipanema é também o local favorito dos cariocas para assistir ao pôr do sol. Para muitos, é uma tradição local apreciar o espetáculo natural.
Historiadores atribuem a origem do nome ‘Arpoador’ ao fato de que, no período colonial, o local era utilizado por pescadores (arpoadores) para visualização e pesca com arpões das baleias que se aproximavam do local.
No entanto, outros dizem que o nome surgiu da observação aérea da Pedra do Arpoador, que sugere a alguns a visualização de uma pessoa segurando um objeto semelhante a um arpão.
Podemos dizer que o Arpoador é pop.
Aliás, mais uma curiosidade: Arpoador foi a praia escolhida pela alemã radicada no Brasil Miriam Etz para usar, pela primeira vez em terras brasileiras, o biquíni, peça que causou uma série de polêmicas naqueles tempos. O fato ocorreu em 1948.

Praia do Arpoador durante a noite. Fonte: Divulgação

O que fazer?

  • 1. Apreciar o pôr do sol-Assistir ao espetáculo promovido pelo pôr do sol na Pedra do Arpoador já é um clássico programa carioca. Ao fim das tardes de verão, você encontrará várias pessoas reunidas por lá, à espera desse lindo momento
  • 2. Visitar o Forte de Copacabana-O Forte de Copacabana fica a menos de 500 metros da Pedra do Arpoador. A entrada é gratuita às terças-feiras, portanto aproveite o local para apreciar a privilegiada vista da Praia de Copacabana em um dos banquinhos. Você também pode visitar o Museu Histórico e se deliciar no Café do Forte, uma filial da famosa Confeitaria Colombo.
  • 3. Conhecer o Parque Garota de Ipanema-O Parque Garota de Ipanema também fica pertinho da Praia do Arpoador, sendo uma boa opção para quem gosta de praticar esportes ao ar livre, andar de bicicleta ou apenas contemplar a natureza. Há uma quadra poliesportiva, playground para os pequenos e ringue de patinação no local. 
  • 4. Surfar na Praia do Arpoador-Como você já sabe, as ondas da Praia do Arpoador atraem inúmeros surfistas. Se a pessoa for praticante do esporte, pode aproveitar o maravilhoso mar da região para colocar o surf em dia. Caso não tenha familiaridade com a prática, uma opção é recorrer às escolas de surf da região e contratar algumas aulas.
  • 5. Relaxar na Praia de Ipanema-A Praia de Ipanema fica ao lado do Arpoador e é perfeita para curtir a extensa faixa de areia ou se refrescar no mar. Vale destacar que as ondas do local são menores do que as da praia vizinha. 
  • 6. Pedalar na orla-Se você curte andar de bicicleta, aproveite a orla para aliviar o estresse e ter o momento reflexivo do dia.
  • 7. Passar na Galeria River– Tradicionalmente, as lojas da Galeria River eram bastante frequentadas pelos surfistas da Praia do Arpoador. Com o passar dos anos, porém, foram abertas opções também aos adeptos do skate, da escalada, dos patins, do trekking, das lutas e da tatuagem. 
  • 8. Fazer compras na Feira Hippie de Ipanema-A Feira Hippie é um clássico do bairro: trata-se da maior feira de artesanato e artes do Rio, em funcionamento desde 1968. Se você estiver pelo Arpoador em um domingo, não deixe de dar uma esticada até lá. 

Onde fica?

O Arpoador está localizado entre o Forte de Copacabana e a Praia de Ipanema. 

TOP 4: Baía do Sancho – Fernando de Noronha

Baía do Sancho durante o dia. Fonte: Divulgação

A Praia do Sancho, localizada em Fernando de Noronha, foi eleita quatro vezes a mais bonita do planeta. Suas águas azuladas, o Morro Dois Irmãos, as montanhas por trás da faixa de areia e a atmosfera sem igual são um convite a todos que desejam passar uns dias em um desses lugares típicos de cartão-postal.
A praia é isolada, coberta por vegetação nativa e limitada por uma alta falésia, onde pássaros constroem seus ninhos. Tem areia branca e mar verde-esmeralda. A baía permite a parada de embarcações para banho, sem causar danos aos corais: uma das poucas na Ilha em que isso é possível. De fevereiro a junho, duas cachoeiras se formam a partir da água da chuva e jorram de cima de um precipício. Na época da desova das tartarugas marinhas (janeiro a junho), a visita é proibida no horário entre as 18h e as 6h.
Depois da entrada da EcoNoronha, empresa que administra o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, os horários de visitação estão mais controlados. Existem horários definidos para decida e subida da escadaria, único acesso à praia.

Mergulhadores na Praia do Sancho. Fonte: Divulgação

O que fazer?

  • 1-Mirantes: Após curtir o mar de águas cristalinas e apreciar os encantos da natureza a partir da faixa de areia, é uma ótima ideia ir ao mirante da Praia do Sancho e ao mirante da Baía dos Golfinhos. Lá, é possível fazer registros fotográficos de todo o cenário por ângulos arrebatadores. Ambos os mirantes são ligados por uma trilha de 1,5 km em área de vegetação densa.
  • 2-Escada-O acesso por dentro de formações rochosas é um curioso e concorrido atrativo turístico da Praia do Sancho. A escada que leva o visitante até a areia passa por cerca de 50 metros de rochas e oferece toda segurança. Como você verá em um dos vídeos do tópico abaixo, é possível descer até com bebê de colo – mas com o máximo de atenção, é claro.
  • 3-Baía dos Porcos-A Baía dos Porcos é vizinha da Praia do Sancho e precisa constar nessa lista, pois tem piscinas naturais cheia de peixinhos e é perfeita para a prática de snorkel. O acesso é feito na Cacimba do Padre, em área com subidas e descidas. Embora não seja um trajeto fácil, pode acreditar que a aventura será incrível.
  • 4-Trilhas da Praia do Sancho-Falando em aventura, não é difícil imaginar que a região da Praia do Sancho é cortada por trilhas, certo? A partir de um local chamado PIC (Posto de Informações e Controle), o viajante poderá passear pela Trilha Golfinho, Trilha Baía dos Golfinhos, Trilha Mirante Dois Irmãos e Trilha do Sancho. Coloque uma roupa leve, tênis adequado e boas andanças!
  • 5- Mergulho-O mergulho livre é outra atividade turística recomendada aos visitantes da Praia do Sancho. Lá, as condições são adequadas ao esporte, pois o mar é calmo e, portanto, perfeito para a flutuação entre os corais e peixes. Não deixe de alugar um colete salva-vidas e descobrir surpresas nessas águas transparentes.
  • 6- Passeio de Barco-É uma boa decisão programar um passeio de barco que sai pela manhã e dura cerca de 4 horas, entre a passagem por praias de Fernando de Noronha e a parada para banho na baía do Sancho. O preço dessa tour sai por volta de R$ 120. Prepare-se para tirar muitas fotos!

Onde fica?

A estrutura fica localizada na entrada do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

TOP 5: Praia de Muro Alto – Porto de Galinhas

Praia de Muro Alto durante o dia. Fonte: Divulgação

A Praia de Muro Alto é um paraíso com piscinas naturais e cristalinas que você e sua família vão amar conhecer. Formada por coqueiros, recifes e lindos resorts, a praia atrai sobretudo amantes de esportes no mar, como caiaque, mergulho e stand up paddle.
Fomos conhecer a famosa Praia de Muro Alto, conhecida como a maior piscina natural da América Latina.
Possui 3 km de extensão de corais, chegando até o Porto de Suape. Tem 100 metros de largura. Surreal de linda.

O que fazer?

  • 1- Piscinas naturais de Muro Alto:Um dos principais atrativos da Praia de Muro Alto são as piscinas naturais que se formam na maré baixa. Então, se você for passar o dia, escolha uma das barracas de praia para ficar, faça um passeio de jangada pela região ou pratique um dos esportes marítimos.
  • 2-Passeio de jangada-Quando for à Praia de Muro Alto, faça um passeio de jangada e conheça as piscinas naturais. É possível desbravar a região até mesmo em alto-mar, mas o ideal é que você entre em contato com um jangadeiro local e compre o seu bilhete para desfrutar desse passeio maravilhoso.
  • 3-Bar da Praia Muro Alto-Estabelecimento com comida boa e bem localizado, o Bar da Praia Muro Alto é um dos mais visitados da região e considerado um dos melhores de Porto de Galinhas. Isso porque ele possui música ao vivo, instalações limpas e atendimento rápido.
  • 4-Praticar esportes no mar:Se você gosta de praticar esportes radicais, certamente vai amar a Praia de Muro Alto. Por causa da tranquilidade das suas águas, é possível andar de caiaque e stand up paddle. Aliás, você também poderá mergulhar e nadar entre os peixes que ficam nas piscinas naturais. Aproveite e conheça o paredão de corais do outro lado do mar para ter uma visão magnífica da praia.
  • 5- Summerville Beach Resort:Esse resort está localizado em um dos locais mais badalados de Porto de Galinhas. Com 70 mil m², possui quartos com vista para o mar, piscinas para adulto e infantis e quartos para famílias. Por fim, o local ainda possui restaurantes com várias opções de peixes, saladas e carnes.
  • 6-Praia do Cupe:Localizada também em Ipojuca e bem perto da Praia de Muro Alto, a Praia do Cupe é mais uma atração perfeita em Porto de Galinhas. O local também possui piscinas naturais, nas quais você poderá fazer o mergulho snorkeling e ver os corais e peixes de várias espécies, e é perfeito para crianças pequenas, pois não possui ondas.
  • 7-Passeio de buggy ou quadriciclo:Uma ótima opção para conhecer a região e as praias vizinhas é fazer um passeio de buggy ou de quadriciclo. Ele pode ser feito de ponta a ponta, partindo da Praia de Muro Alto até o Pontal de Maracaípe.
  • 8-Piscinas naturais em Porto de Galinhas:Nadar com peixes, mergulhar com cilindro e outros passeios incríveis: você encontrará isso por toda a região de Porto de Galinhas. Se quiser iniciar a sua aventura por lá, conheça as piscinas naturais que ficam localizadas na Praia Central, eleita como a melhor do país.
  • 9-Nannai Residence Muro Alto:Outro resort bastante conhecido é o Nannai, que fica a 10 Km de Porto de Galinhas e a 43 km de recife. O local possui apartamentos completos, com cozinha equipada e quartos com comodidades como wi-fi gratuito e estacionamento privativo.
  • 10-Restaurante Beijupirá Muro Alto:Por fim, conheça o Beijupirá, eleito o melhor restaurante da Praia de Muro Alto. O local possui um ótimo atendimento e a comida é considerada boa.

Onde fica?

A praia de Muro Alto fica localizada no município de Ipojuca, onde também fica a vila de Porto de Galinhas.

BÔNUS:

Praia da Barra da Tijuca -Rio de Janeiro

Praia da Barra da Tijuca durante o dia. Fonte: Divulgação

Considerada uma das mais belas do mundo, a Praia da Barra é a maior do Rio de Janeiro, possuindo aproximadamente 15 km de extensão. Não é nenhum exagero dizer que por ali, ao longo da Avenida Lúcio Costa, estão alguns dos melhores e mais exclusivos prédios de apartamentos, condomínios, hotéis e apart-hotéis de toda a América Latina.
Essa praia possui diversos postos de salvamento numerados que disponibilizam também chuveiros e banheiros, cobrando apenas o preço para a manutenção e que podem ser aquela mão na roda para tirar a areia do corpo antes de entrar no carro ou no ônibus. Os mesmos postos servem como ponto de encontro para crianças e animais domésticos perdidos.
Apresenta uma ótima infra-estrutura com muitos quiosques, bares e restaurantes que propiciam ao freqüentador um variado leque de opções.  Em seu entorno existem belos prédios, hotéis, condomínios, casas, e um comércio variado.  No mar os banhistas podem curtir diversos esportes aquáticos, como kitesurf, surf, windsurf, bodyboard, mas sempre surge um novo esporte da moda por lá como o stand up paddle.  No final da tarde além de poder apreciar um lindo por do sol é comum encontrar diversas pessoas curtindo uma pescaria na areia.
Sua beleza exuberante chama atenção dos banhistas e seus excelentes espaços ao ar livre facilitam a vida de quem quer fazer atividades físicas ou aproveitar os momentos de lazer. A Praia da Barra possui oito postos de resgate bem equipados com salva-vidas e bombeiros que são responsáveis ​​pela segurança dos banhistas. 

Praia da Barra da Tijuca durante a noite. Fonte: Divulgação

Onde fica?

Suas águas esverdeadas e límpidas estendem-se ao longo da Avenida Lúcio Costa até o Recreio dos Bandeirantes. Logo no início fica a barraca do Pepê, o quiosque mais famoso de sucos e sanduíches da cidade e point dos jovens que moram no bairro.